24 fevereiro 2015

Eu fui: Museu da Língua Portuguesa


Um dos meus planos para 2015 é conhecer São Paulo. Ainda é muito estranho admitir que vivo aqui desde os meus 3 anos e não costumo passear tanto por essa cidade enorme e tão cheia de cultura. Redescobrir é a palavra-chave. Conheço alguns lugares de tempos atrás, quando eu tinha uma visão de mundo diferente da que tenho hoje.
Há alguns anos, visitei o Museu da Língua Portuguesa com uma amiga e nos divertimos muito. Ainda assim, foi como se eu estivesse andando por ele pela primeira vez quando decidi dar uma passada por lá. Daí vem minha certeza de que nossa percepção de mundo afeta diretamente nossa capacidade de enxergar tudo com mais beleza. 

Onde: Saindo da estação da Luz.
Quando: de terça a domingo, das 10h às 18h (a bilheteria fecha às 17h). Não abre às segundas-feiras.
Ingresso: Inteira: R$ 6,00 / Meia: R$ 3,00* (Grátis aos sábados)

PRIMEIRO ANDAR


No primeiro andar encontramos as exposições temporárias. Sempre ouvi falar muito bem dessa parte do museu, pois sempre estão oferecendo exposições interativas. Quando visitei o museu, a exposição que lá estava era "Esta Sala é uma Piada", que segue exposta até dia 14 de Abril de 2015. Vale muito a pena dar uma conferida! Segundo o site do Museu, esta exposição é
realizada em parceria com a Prefeitura Municipal de Piracicaba, por meio de sua Secretaria de Ação Cultural. A exposição apresenta mais de 200 obras entre charges, caricaturas e histórias em quadrinhos, selecionados do 41º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, o evento mais importante do gênero no mundo.





Gostei tanto dessa que usei em uma produção de texto com meus alunos. 


No meio dessas divertidas e reflexivas charges, também encontramos uma parte da exposição temporária dedicada aos anos de chumbo. Seria realmente cômico, mas é extremamente trágico. Muito mais porque tudo que consegui pensar enquanto lia é que existem pessoas que querem isso de volta.






Esse andar ainda disponibilizou um espaço para leitura no fim da sala.


 SEGUNDO ANDAR

No segundo andar encontramos a Grande Galeria, Palavras Cruzadas, Linha do Tempo com a história da Língua Portuguesa, Beco das Palavras (um dos espaços mais divertidos do museu), História da Estação da Luz e um Mapa dos Falares com depoimentos separados por cidades.

 Grande Galeria
(São telões reproduzindo o uso da Língua Portuguesa no cotidiano)

Minha irmã descobrindo as Palavras Cruzadas do museu.
(Espaço dedicado à influência de outras Línguas e povos para a construção da Língua Portuguesa)

Beco das Palavras
(Espaço interativo com jogos para conhecer o significado e origem das palavras)


Fofíssima após visitar o Beco das Palavras

Espaço da história da estação da Luz.


TERCEIRO E ÚLTIMO ANDAR
Nesse andar encontramos o Auditório, que nos presenteia com uma projeção sobre as origens da Língua Portuguesa falada no Brasil. Adorei. Já é a segunda vez que assisto e sempre aprendo algo novo. 
Também podemos conhecer a Praça da Língua, espaço muito poético e emocionante. Lá, ouvimos os clássicos da Língua Portuguesa em vozes conhecidas como a da Fernanda Montenegro.

Vale a pena visitar! Espero que vocês tenham a oportunidade de conhecer e aprender um pouco mais sobre a nossa língua de uma forma divertida e menos maçante do que em salas de aula.


Nenhum comentário:

Postar um comentário